domingo, janeiro 03, 2010

Metal - A jornada dos headbengers


A copilação completa da saga dos headbanger's está na mão. Me recuso a traduzir "headbanger's" como batedores de cabeças, nem chamá-los de metaleiros, headbanger's ou banger's, bem mais forte, poderoso e direcionado ao tema. (lembrando que escrevo este texto ouvindo Arc Enemy, live in Japan, 2008).

Diretamente do Jaaaaapão, nesta segunda de independência ou morte, com maior respeito, pinta um DVD duplo, oficial, dentro de uma caixa metalizada, revestida e reforçada, com a maior qualidade para meu deleite. Scot McFadyen, idealizador, produtor, escritor e apresentador, criou um mapa do DNA do Heavy Metal. Ele classifica todas as banda pós Cream. O DNA esta aí abaixo... contrariando o limitado Get Thrashed que afirma que tudo começou com o Metallica. O filme Metal vai mais além: Tudo começou com Black Sabbath. O early metal inicia-se com Cream,Blue Cheer, Deep Purple, Led Zeppelin, MC 5, Mountain (maior respeito), The Stooges e Black Sabbath. Um mapa igualzinho a que um louco, gordo, pobre, velho e desdentado, corre solto contando pelos colégios e conchas acústicas da cidade, e que já vai para 7 anos. A história do rock através de bunners, revistas, lp's, dvd pré-editado, e bandas ao vivo que apresentam as novas tendências do velho rock. Tudo isso começou mesmo... Láááá traz no velho e lamaçento "BLUES" . Palavras ditas pelo grande pastor da sabedoria Sabbatistha: Tony Iommi.

Não só ele, mais uma renca de grandes musicos, um deles é o mais respeitados neste documentário: Dee Snider, que encarou sozinho, no processo contra as bandas que contem letras explícitas em seus cd's. A Tin Pan Alley escondida atraz da sociedade puritanista, exigiu em determinado momento do rock que os cd's viria com um selo indicando e alertando o que continha as letras. Cenas mostram Dee na corte, debatendo e perdendo. Lendas contam que o pessoal do Mötley Crue e Zappa estavam lá, as cenas não confirmam. Dee compareceu só...claro com advogados.. e perdeu.

Neste filme voces irão conhecer outro lado de Dee, posso adiantar que Dee, é formado pela universidade Missouri em PHD do Rock, palavras do prof. Michael Budds, com quem tive aulas sobre a historia do rock, quando ele esteve em Londrina ministrando curso pelo Festival de Musica, em 2002. Prof. Michael Budds é prof. na Universidade de Rock, do Misouri, EUA, único prof. que ministra PHD.em rock.

Cena chocante esta dentro do Waken Air Festival que é qualquer coisa assutadora, Scot visita uma feira monstro,com tudo que voce esta afim, discos em vinil, cd's, camistas, posters, artesanato e vai daí... tudo isso dentro do festival. A feira estava lotada, e você ouve a banda tocar la no fundo tipo uns 3kms de distância. Em Get Thrashed, eles impôe a culpa do metal acabar nos pousers, e gritam Kill de pouser. Aqui no Metal, eles estão todos juntos,Vincent Neal do Mötley Crue é bem respeitado. Sem descriminação, sem culpa, porque aqui nada acabou. O depoimento de Alice Cooper é hilário, perguntam quem é o primeiro Metal que ele ouviu, e diz : "Alice Cooper é o primeiro metal que ouvi ".O cara é uma comédia esse tal de Alice " No verso da lata você lê : O METAL É INTENSO & IMENSO, E... YET MOST PEOPLE DON'T KNOW IT EXISTS ' Rob Zombie, voce conhece o Rob, não precisa de apresentação.

Paulao versos Mosh: Nos dois filmes o mosh é considerado de alto respeito para as bandas e elas pelos banger's...Aqui vai a historia do paulao e os mosh's dele : 1º mosh - bar do abelha: Mausoléu/ 91, Paulao e João Gordo, ele pulou e voltou, eu pulei, ele pulou em cima, e o resto da cambada veio junto, teve gente desmaiada. Ultimo mosh: Show da banda: DOMINUS PRAELLI /07, terminado o show, Paulão foi até o palco distribuir uma camisetas, a rapaziada pediu para pular; pé no monitor e salto no ar, a rapaziada pegou e começaram a jogar para o ar e tipo cama elastica subi umas três ou quatro vezes, foi demais, recomendo.



DVD Duplo - 2005 - sem legendas - urgente - necessário - a historia em imagens.....A história continua do teu lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poema Mário de Andrade -