quinta-feira, fevereiro 10, 2011

O Adeus de Gary Moore


Gary Moore
 4 / 04 / 1952  -- 6 / 02 / 2011


No último final de semana o mundo perdeu mais um grande guitarrista Mr.Gary Moore.Gary iniciou sua carreira musical por volta dos 16 anos com o amigo Phil Lynnot  formaram o "núcleo-base" do que seria o Thin Lizzy e que a princípio se chamava "Skid Row" (sem nenhuma semelhança ou ligação com o Skid Row dos anos 80). Apesar de ser ficado conhecido como o guitarrista do Thin Lizzy Gary  gravou apenas um disco de estúdio completo com a banda o disco "Black Rose" de 1979 , mas sempre se manteve como  grande colaborador ao longa da carreira do Thin Lizzy e de Phil Lynott.

Em 1973 Gary Moore inicia sua carreira solo com o álbum "Grinding Stone", no decorrer de sua carreira Gary sempre teve uma sonoridade Hard Rock certos momentos até "flertando" com o metal, tanto que Gary seria a principio o guitarrista da banda de Ozzy após deixar o Black Sabbath no inicio dos anos 80, e veio a compor junto com Ozzy a música "Lead Clones" presente no disco "After the war".

No início dos anos 90 Gary dá uma reviravolta em sua carreira (ou volta as raízes...) lançando o seu disco de maior sucesso "Still got the Blues" um excelente disco de blues elétrico que vai de momentos Blues Rock como em "TooTired", a clássica e antológica versão "Walking by Myself" de Jimmy Rogers, e belíssima balada que chegou a ser tema de novela global a faixa título "Still got the Blues", além de contar com participações de Albert Collins, Albert King e George Harrison.

Daí pra frente Gary Moore se tornou um BluesMan lançando vários discos no mesmo estilo mas sem abandonar o peso e pegada de discos como "Corridors of Power" e "Victims of the Future".

Gary fez ainda sessões de gravações e alguns shows em projeto conhecido como BBM ( Bruce,Baker & Moore ) no qual seria o "substituto do insubstituível" Eric clapton em um revival do Cream projeto que acabou indo por água a baixo por desentendimentos internos.

A flexibilidade musical de Gary Moore continuou a toda. Em 2002, ele entrou em estúdio com os músicos Cass Lewis e Darrin Mooney e o resultado foi o disco “Scars”, com a volta do hard rock. Dois anos depois ele estava no estúdio com Bob Daisley no baixo e Darrin Mooney na bateria e geram o disco “Power of the Blues” que saiu em 2004.

Como todo final de história......no último final de semana Moore foi encontrado morto em um quarto de hotel na Espanha pondo fim a sua carreirra que deixa fãs e admiradores do Rock'n'Roll, Blues e boa Música em geral tristes mas como sempre acontece agora sua obra será mais divulgada e conhecida... e pra quem ainda não conheceu vai aí alguns trabalhos de Gary que mostram um pouquinho do poder de fogo de Gary Moore.


















With a Little Help form my Friend - Ed & Nelson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poema Mário de Andrade -