quarta-feira, agosto 17, 2011

COMEMORANDO 40 ANOS DO LED ZEP IV



Então...o Adriano veio do Open Air Wacken Festival, na Alemanha. Aconteceu no inicio de agosto de 2011, trazendo em mãos a edição da revista CLASSIC ROCK, uma legitima press inglesa.
No envelope que protege a revista vem com a foto dos quatro elementos que tocaram no Led Zeppelin, uma moldura antiga digna da revista e uma foto mais ainda. Vejamos os detalhes da foto: Mister Jimmy Page esta caracterizado como era seu empresario, uma vasta barba & cabelos tipo não vejo uma tesoura a muito tempo, e seu top tipo poollover, tras o simbolo que ficariam definidos com a marca deste album.


enveloppe da revista                                                                            capa da revista



Por outro lado cada um dos personagens escolheram os que mais se identificavam e tomaram posse. Simbolos localizados no livro intitulado " The Sacred Symbols of Mu " O simbolo escolhido por John Bonham seria os tres circulos que simoblizam : mãe, pai e filho, varias simbologias  tentam explicar  os sinais que Jimmy escolheu que são atraves da astrologia representam Saturno, Jupiter e Marte ou Mercurio. Como as piramides que em determinado tempo foram misticas e simbolizavam contatos extra terrestre ou  até naves abandonadas e  estacionadas no Egito. Estes simbolos da banda tambem criaram um anel mistico que envolvia a banda e seus seguidores. Recentemente serviram para capas de seus projetos solos. O desenho usado por Jimmy instiga ate uma leitura visual como  ZoSo, alguma coisa como somos do zoo. Nos anos'70 o Led Zeppelin foi comparado ao Black Sabbath, pelos seus misterios envolvendo a banda. Com o lançamento do album "IV" as intenções e comparações acabaram. Hoje a revista vem com uma homenagem ao album que é considerado o master da banda em realizações de contas bancarias hululantes: foram 32 milhões de dolares aproximados que cairam em suas contas, fechando assim a insegurança quanto a vendagem de discos.
Alguns detalhes sobre este disco que esta sendo comemorado e os personagens como Jimmy o considera : Led Zeppelin IV, simplesmente e Robert Plant de : o quarto album nada mais.
O album foi iniciado suas gravações na granja Headley com a mobile dos Rolling Stones em  dezembro de 1970 e terminaram em Março de 1971, passaram para Island Studios ainda em Londres atravessaram o Atlantico e mixaram no Sunset Sound em L.A. California, onde aconteceu a ultima mixagem deste estudio, voltaram para Londres e remixaram novamente no Island e Olympic studios. Lançamento feito em 8 de dezembro de 1971. O IV entrou para a lista dos 200 albuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. Mister Ian Stewart fez o piano na musica Rock and Roll. Não creditado. Foram 27 milhões de cópias só nos Estados Unidos da America e 37 milhões de cópias no total. Este album é importante para os fãs, colecionadores e curiosos por conter as musicas imortais como Stairway to Heaven, Rock and Roll e Going to California, minha preferida e titulo de um bootleg duplo ao vivo muito bom chamado de Going to California. Esta materia acho de suma importancia realizada pela revista e que deveria ser editada no Brasil, onde a banda é muito e de mais considerada.
Um detalhe do tempo : A capa onde tem um velhinho recolhendo graveto em minha época correu um boato que era Jimmy fazendo o papel do velhinho....e que havia varias capas de cores diferentes só isso já deixaria qualquer colecionador apavorado, dentro do album tem a figura mistica do homem com uma lanterna a mão procurando a verdade, prefiro a versão de que ele estava procurando um homem honesto ...lendas urbanas sobre o rock...
Quanto ao livro mencionado : Sacred Symbols of Mu...tratase de um continente que a historia se incumbiu de sumir..onde hoje são as ilhas do Havay e Maui. Contam que ali era o continente de MU..uma raça superior como os Astecas que mantinham comunicação com outros planetas e divindades..em um determinado dia, o canhão feito em Atlantida para destruir o meteoro que entraria em colisão com a terra..foi acionado causando um cataclisma sem precedente seu tremor abalou o sistema causando o exterminio do povo atlantis e de Mu....esta historia tirei das capas de..ALBUNS do rock, com minha versão livre, qualquer semelhança com Atlantis do Donovan é mera coincidencia.


Enriquecendo a historia : Continente de Mu tambem conhecido por Lemuria, levantamentos posteriores alegam que toda a humanidade descenderia de Mu. Segundo o coronel Churchward que pesquisou a fundo a materia ele alega que o jardim de Éden seria ali, a 200mil anos teria surgido o homem.
B.O. produção de arte : Ednelson
material grafico: Adriano Fiori 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poema Mário de Andrade -