sexta-feira, abril 08, 2011

1 ANO SEM IVO RODRIGUES, mesmo assim valeu ...

1 ANO SEM  IVO RODRIGUES...mesmo assim valeu




                          Conheci o Ivo quando fui morar em Curitiba nos anos 70. Nessa época a banda A Chave imperava no circuíto Sul. Seu líder carismatico era o grande Ivo Rodrigues,  vocalista,   violonista, letrista, gaitísta , abridor oficial da garrafa da legítima água alemã , bom astral, grande coração,  gente fina e relações públicas deste quarteto que morava em uma casa branca no alto do bairro das Mercês, sem portas para nada nem para o banheiro, quando cheguei eles já estavam abandonando a mansão, muita gente que passava por lá se segurava para não ir ao banheiro" porque limpeza  só na casa da Yara lá em Antonina, ratos vão para dentro da vagina vai haver faxina".

Paulo Leminski tinha Ivo como seu fiel escudeiro, confidente, parceiro e comparsa . Para Leminski, domingo não é dia de praia, ficavam em Curita, em bares enchendo as mesas de garrafas vazias. Descutiam as soluções para o Brasil, a latitude  & longitude da bomba H, tudo isso iniciava após o almoço e rolava até altas horas, para evitar tambem  programas de tv de domingo que contem altas dose de raio gama. Destas reuniões saiam letras preciosas, poemas cravados no fundo do peito sangrando, poesias  espelhadas em ray kay's destilados, que Paulo alinhavou as novas regras do ray kay, seguinte : O ray kay é  um estilo japonês de mini poesias que utilizam sempre uma das estações do ano, e Paulo quebrou esta regra., criando a versão 5-7-5 silabas. Nesta época nos encontravamos pela noite perto de onde um pistonista tocava altas horas seu instrumento em uma janela no décimo andar de um edifício ao lado deste bar que ficava na saída  da Galeria Tijuca  que inicia na boca maldita e termina em frente a Rua Cândido Lopes, onde este trumpetista fazia suas apresentações solo. A Chave estava no fim e divertiamos chamando o de "Ivo da Micha" como é chamado na gíra a chave que abre todos os carros. Saíamos pela noite do bar Bife Sujo e íamos cantando pela rua  Saldanha Marinho fechando os bares que ainda insistiam em ficar aberto, até a casa do Paulo Juk baixista, mentor e líder do Blindagem, ali sentado no portão de sua casa  tabulavam a introdução de Ivo no Blindagem juntos  edificavam novas musicas ou arranjo nas veteranas, como :" Não posso ver água, poço rio ou mar que já começo a tirar a roupa louco para megulhar".
Dias sim dias não íamos até  o apê do Ivo. Quando os pais estavam por lá, ficavamos nas escadas  a  conspirar idéias protegidas de vapor barato. 
Voltei para Curitiba nos anos 76/79 as coisas estavam crescendo no rock ,  íamos aos festivais  que traziam nascimento de novas tendências, uma delas foi o Punk.. Nos Clubes, nas casa de show, nos estacionamentos à céu aberto e no  passeio público onde nós dentro do restaurante curtindo as bandas em uma ilha de concreto dentro  do canal d'água que circula o restô.
A foto de cima aparecem Suka ao lado do Ivo ao lado de  Ian Gilan e uma das pessoas da produção do show'89 no Circulo Militar onde a lotação foi um escandalo.
Aqui em Londrina  a editora do caderno dois da folha  fez a aposta: se você for ver o Ian em Curita, e sair na foto ao lado dele, vira matéria e pago a despesa. Ivo sempre foi para nós o nosso Ian Gilan como se tivesse comparação, Ivo era mais jovem e mais rouco a não ser pelo tamanho, cabelo e estilo de banda, bem hard rock. Dia 8 de Abril de 2011 faz um ano que ele nos deixou e foi para o bairro Devacan como diz Lou Sampaio do Led Cover, lá no céu tem um parque chamado Devacan  é para onde vão os musicos. Como não tenho uma opção acredito cegamente que Ivo esta por lá cantando na banda de Jimi, Rory, Brian, Morrison, John Bonham, Sailumba, Nelsinho, Moon, Steve Ray, Moore,  J.Jorge , Paul Kossof, Tico Terpins , Lennon e os que voce conhece e já se foram. Todos eles nos esperam  para aplaudi-los, com a maior  certeza que não vamos demorar,  e você vai ficar por aí? para sempre!!!!..veja só : para sempre sempre acaba, olha  aquela nuvem  lá é a  Cassia Eller rindo da gente.  
Créditos :
fotógrafo : Leonardo Benato
contador de histórias : bigpaul rock'n'roll
divisor espiritual & maior fã do Purple : Giovane Berrone (presente nas fotos )
Diretora do caderno 2, poetisa, escritora, mãe do Gustavo & Fernão : Célia Musilli
Inspiraçãoo, detalhes musicais e designe : Luke The Held
Trilha utilizada para escrever o texto : Hesitation Blues do Hot Tuna  e Ice cream for Crow do Captain Beefheart & The Magical band                                             

                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poema Mário de Andrade -